A Prainha é uma praia localizada entre o Recreio dos Bandeirantes e a Praia de Grumari e na minha opinião é a praia mais bonita do Rio de Janeiro. O que faz ela ser tão especial é que ela fica localizada bem em frente ao Parque Natural Municipal da Prainha, que é uma área de proteção ambiental e portanto não é permitida nenhuma construção no local, sendo a natureza muito preservada.
Prainha
A praia em si é uma pequena faixa de areia que fica entre dois morros, com muitas pedras e paisagem natural da Mata Atlântica. É uma praia muito procurada para a prática de surf e outros esportes.
Apesar de ser uma área preservada, há no local alguns quiosques e um restaurante no seu canto direito, então fique sossegado, pois não irá sentir fome!
Parque Natural Municipal da Prainha
Em frente à praia fica o Parque Natural Municipal da Prainha que tem um centro de visitantes, parquinho, trilhas e disponibiliza a seus visitantes a estrutura de sanitários e duchas, o que é ideal para tirar a areia na saída da praia.
Como chegar
O jeito mais fácil de chegar à Prainha é de carro, pois não há transporte público que passe ali em frente. Apenas tenha em mente que aos finais de semana, o acesso à praia é fechado assim que o estacionamento alcança sua capacidade máxima. O ideal é portanto chegar bem cedinho.
Uma opção para quem não estiver de carro é ir de ônibus até a entrada do condomínio Maramar e depois seguir a pé por aproximadamente 1,5 km. Veja abaixo no Google Maps como chegar à Prainha saindo do Terminal Alvorada.
Estacionamento
Há um estacionamento bem em frente à praia e ao parque, porém ele tem capacidade para apenas uns 200 carros.
Aonde se hospedar perto da Prainha
Como não é permitido ter nenhuma construção na área da Prainha, não há nenhum hotel na região mais imediata, porém é possível encontrar alguns hotéis e hostels no final da Praia do Recreio e Praia da Macumba. Veja abaixo algumas opções.
Hotel Atlântico Sul
KS Beach Hotel
Pontal Hostel
Rio Surf n Stay
Praia da Macumba