Entrou em cartaz dia 12/10 a exposição de Jean-Michel Basquiat no CCBB do Rio de Janeiro, um importante artista da arte contemporânea.
Veja como foi o nosso passeio:
Sobre Basquiat
Basquiat foi um artista que viveu a NY da década de 70 e 80. Filhos de imigrantes de Porto Rico e do Haiti, ele começou grafitando e assinava como SAMO (Same Old Shit, em tradução livre Sempre A Mesma Merd*). Depois ele migrou sua arte das ruas para galerias e museus e no início dos anos 80 o jovem artista fazia muito sucesso.
Já conhecido do público, sua arte conseguiu incorporar a mensagem que ele queria passar com o grafite e a levou para um outro nível. Constantemente ele mistura frases e desenhos que podem ser considerados por muitos simples ou até infantil, mas que consegue passar uma mensagem poderosa. Lamentavelmente aos 27 anos o artista sofreu uma overdose e morreu.
Suas obras continuam sendo muito admiradas hoje e atingem cifras milionárias nos leilões internacionais, sendo seu recorde no valor de U$ 110 milhões em leilão realizado pela Sotheby’s em 2017.
Sobre a exposição
A exposição leva para o CCBB mais de 80 obras do famoso artista, entre desenhos, telas e outras mídias.
É uma exposição imperdível para quem gosta de arte contemporânea e gostaria de entender um pouco mais sobre o movimento cultural da NY dos anos 70 e 80.
Datas: 12/10/2018 a 07/01/2019
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Horário: 9 às 21 (fechado às terças feiras)
O que fazer no mesmo dia
O Centro do Rio de Janeiro tem muitas opções de passeios, mas vamos dar aqui algumas opções de passeio para complementar o roteiro do seu dia.
Confeitaria Colombo CCBB
Uma boa opção se você tiver com fome antes ou depois de visitar a exposição do Basquiat no CCBB é visitar a Confeitaria Colombo do mesmo prédio e fazer alguma refeição lá. De café da manhã a almoço, lanche e jantar sempre vai ter alguma coisinha gostosa para comer lá.
Feira Praça XV
Todo sábado pela manhã acontece a feira de antiguidades da Praça XV que fica bem pertinho do CCBB. É um ótimo lugar para garimpar os mais diversos tipos de objetos ou apenas observar as curiosidades das barraquinhas.
Porto Maravilha
O Porto Maravilha é sempre uma opção de passeio, então vale muito a pena juntar um mesmo dia para visitar as duas regiões.